Na primeira vez que vi a noticia Don’t cry for the workers at Foxconn, enviada por um colega meu (obrigado Rampa), achei que fosse mais um problema entre funcionário e empresa. Mas parece que o suicidios de funcionários continua acontecendo. Hoje li a reportagem no terra Fabricante chinês de eletrônicos enfrenta o 12º suicídio. Realmente o negócio não está legal.
Bom o problema é tão serio que uma pesquisa rápida por foxconn e suicídio trouxe várias reportagem sobre esse problema.
No artigo Don’t cry for the workers at Foxconn, o autor mostra alguma ideias interessante, como a que hoje em dia compramos e trocamos de gadgets (computador, notebook, netbook, smarphone, celular, music player), sem realmente precisarmos. Será que existe a real necessidade de ficar trocando gadgets sempre? Porque você trocou seu ultimo celular? Porque você trocou seu ultimo notebook? Você realmente precisa dele?
É claro que esse é uma assunto para um outro artigo, realmente precisamos trocar de gadgets todo ano? Sim, o mundo capitalista precisa disso. As empresas precisam vender, vender e vender, e nós precisamos comprar, comprar e comprar. Mas precisamos pensar, o que trouxe de benefício esse mudança na nossa vida. Trocamos de gadgets porque precisamos de novo gadgets por causa da funcionalidade X, ou porque fazemos parte da moda, onde ter um gadgets e estar no moda.
Pense nisso!
Kleber Rodrigo de Carvalho