Java technology, IBM style: A new era in Java technology

The eagerly awaited final release of Java™ SE 7 is expected to include enhancements to all the major aspects of the language and the virtual machine. Both Oracle and IBM have released Early Access downloads of their respective implementations for review and feedback. In this article, Chris Bailey, architect of the Java service strategy at the IBM Java Technology Center, introduces some of the changes in store, from both the Oracle specification and the value-add that IBM provides. Continue reading it here.

Kleber Rodrigo de Carvalho

Serra ou Dilma? A Escolha de Sofia

Recebi um e-mail hoje, no minimo interessante. O titulo do e-mail é: Serra ou Dilma? A Escolha de Sofia

Para averfiquar se o fato é verdadeiro, fiz uma pesquisa na internet, e realmente o artigo tem um autor.

“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam.” Arnold Toynbee.

E escolha de Sofia é a história de uma mãe judia no campo de concentração nazista de Auschwitz, que é forçada por um soldado alemão a escolher entre o filho e a filha – qual será executado e qual será poupado. Se ela se recusasse a escolher, os dois seriam mortos. Ela escolhe o menino, que é mais forte e tem mais chances de sobreviver, porém nunca mais tem notícias dele.
A questão é tão terrível que o título se converteu em sinônimo de decisão quase impossível de ser tomada

O artigo orginal está abaixo, direto da fonte:

Serra ou Dilma? A Escolha de Sofia

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam.” (Edmund Burke)

Vou destacar uns pontos no artigo que concordo:

Nenhum dos candidatos representa uma escolha decente para aqueles que defendem as liberdades individuais. Será que há necessidade de optar? Ou será que o voto nulo representa a única alternativa?

Concordo com o Rodrigo Constatino, acho que votar nulo não é legal, então sobrou o menos pior.

Além disso, o voto nulo tem seu papel pragmático também: ele representa a única arma de protesto político contra todos que estão aí, contra o sistema podre atual. Somente no dia em que houver mais votos nulos do que votos em candidatos o recado das urnas será ouvido como um brado retumbante, alertando que é chegada a hora de mudanças estruturais.

Concordo com o Rodrigo Constatino.

Voltando à realidade brasileira, temos um verdadeiro monopólio da esquerda na política nacional. PT e PSDB cada vez mais se parecem. Ambos desejam mais governo. Ambos rejeitam o livre mercado, o direito de propriedade privada, o capitalismo liberal. Mas existem algumas diferenças importantes também. O PT tem mais ranço ideológico, mais sede pelo poder absoluto, mais disposição para adotar quaisquer meios – os mais abjetos – para tal meta. O PSDB parece ter mais limites éticos quanto a isso. O PT associou-se aos mais nefastos ditadores, defende abertamente grupos terroristas, carrega em seu âmago o DNA socialista. O PSDB não chega a tanto.

Concordo com o Rodrigo Constatino.

Além disso, há um fator relevante de curto prazo: o governo Lula aparelhou a máquina estatal toda, desde os três poderes, passando pelo Itamaraty, STF, Polícia Federal, as ONGs, as estatais, as agências reguladoras, tudo! O projeto de poder do PT é aquele seguido por Chávez na Venezuela, Evo Morales na Bolívia, Rafael Correa no Equador, enfim, todos os comparsas do Foro de São Paulo. Se o avanço rumo ao socialismo não foi maior no Brasil, isso se deve aos freios institucionais, mais sólidos aqui, e não ao desejo do próprio governo. A simbiose entre Estado e governo na gestão Lula foi enorme. O estrago será duradouro. Mas quanto antes for abortado, melhor será: haverá menos sofrimento no processo de ajuste.

Sempre vi semelhança entre o Governo Lula, com o governo Hugo Chaves e Evo Morales.
Sem falar que, será que ninguém percebeu o ato do presidente Lula em receber o Mahmud Ahmadineyad no Brasil, foi muito perigoso.

Justamente por isso acredito que os liberais devem olhar para este aspecto fundamental, e ignorar um pouco as semelhanças entre Serra e Dilma. Sim, Serra tem forte viés autoritário, apresenta indícios fascistas em sua gestão no governo de São Paulo, deseja controlar a economia como um czar faria, estou de acordo com isso tudo. Serra representa um perigo para as liberdades, isso é fato. Mas uma continuação da gestão petista através de Dilma é um tiro certo rumo ao pior. Dilma é tão autoritária ou mais que Serra, com o agravante de ter sido uma terrorista na juventude comunista, lutando não contra a ditadura, mas sim por outra ainda pior, aquela existente em Cuba ainda hoje. Ela nunca se arrependeu de seu passado vergonhoso; pelo contrário, sente orgulho. Seu grupo Colina planejou diversos assaltos. Como anular o voto sabendo que esta senhora poderá ser nossa próxima presidente?! Como virar a cara sabendo que isso pode significar passos mais acelerados em direção ao socialismo “bolivariano”?

O Serra não é flor que se cheire. Mas perto da Dilma é peixe pequeno. Será que ninguém nunca tentou pesquisar o passado da Dilma?
Vou repetir novamente, o Serra não é Santo, mas perto da Dilma, ele é sim a melhor opção.
Não sei se vou voltar em Serra, mas tenho certeza que não vou votar na Dilma.

Leia também:
O cérebro do roubo ao cofre – Com passado pouco conhecido, a ministra Dilma envolveu-se em ações espetaculares da guerrilha

Kleber Rodrigo de Carvalho

Agradecimento a Equipe do curso de MBA na FIAP

Estou finalizando as disciplinas do curso de MBA em Sistemas Corporativos de Alto Desempenho – Mainframes e Servidores de Grande Porte na FIAP. Como exerci o papel de monitor do curso, quero agradecer a todos os professores, que fizeram parte do curso.

– Methodology and Research Design (8 hours) – Aldilene R Adorno Guirau

– Unit 1 – IBM System Z – Mainframe Servers (76 hours)
– – IBM System Z Architecture (32 hours) – Prof Monica Veselic
– – IBM System Z Advanced Architecture (44 hours) – Prof Rafael Lima

– Unit 2 – RISC/UNIX/Linux System Servers (48 hours)
– – IBM Power System (RISC/AIX) e I5 OS/Linux (24 hours) Prof Botão
– – HP System 9000 Integrity HP/UX (12 hours) – Prof Gustavo Yazbek
– – SUN System SunFire Solaris (12 hours) – Prof Marcelo Resende

– Unit 3 – Intel-based Windows HPC Servers (48 hours)
– – IBM Modular System/Blades High-Performance Servers (12 hours) – Prof Kiran
– – Intel DELL High-Performance Servers (12 hours) – Prof André Santana
– – Intel HP High-Performance Servers (12 hours) – Prof Fabricio Durante
– – Intel UNISYS High-Performance Servers (12 hours) – Prof Marcel Valverde

– Unit 4 – Storage Technology (64 hours)
– – EMC Symmetrix and Clariion Storage (16 hours) – Prof Alexandre Costa
– – Sun Storagetek Storage (16 hours) – Paulo Otto
– – HDS Hitachi Storage Data Systems (16 hours) – Prof Paulo Otto
– – IBM DS-8000 Storage (16 hours) – Prof Isabel Zorz

– Unit 5 – Network, CICS, WebSphere/MQ, ITIL (48 hours)
– – Network architecture TCP/IP, SNA and CICS (24 hours) – Prof Paulo C Costa
– – WebSphere/MQ – application integration (8 hours) – Prof Carina L. Carvalho
– – ITIL V3 and SLA fundamentals (16 hours) – Prof Adriano Neves

– Unit 6 – Management and Operating Control Tools (64 hours)
– – CA/Unicenter Network and Resource Management (8 hours) – Prof Teodoro Novo
– – IBM Tivoli/Omegamon Network and Resource Management (8 hours) – Prof. Claudinei Dias
– – HP OpenView Network and Resource Management (8 hours) – Prof – Alexandre Barbieri
– – BMC MainView Network and Resource Management (8 hours) – Prof Claudinei Dias
– – Compuware Control and Operational Performance Tools (8 hours) – Prof. Claudinei Dias
– – BMC Control and Operational Performance Tools (8 hours) – Prof Claudinei Dias
– – CA Control and Operational Performance Tools (8 hours) – Prof Teodoro Novo

– Unit 7 -Relacional Databases
– – IBM DB2 (20 hours) – Prof Itsche Baran
– – Oracle (20 hours) – Prof Vidal Olavo P. Gonçalves

Deixei as disciplinas em inglês, porque escrevo bastantes sobre esse curso com meus amigos de outros países, assim é mais fácil de eu mostrar o que eu estou estudando.

Quero deixar aqui o meu muito obrigado a todos os professores. Tenho que agradecer a todos pelo conhecimento que eles compartilharam com todos nós alunos.

Paulo Sérgio Pecchio – Diretor da FIAP Corporate
Francesco Querini – Coordenador
Maria Isabel Barrenada Ros – Gerente da FIAP Corporate

Acima estão as pessoas da área administrativas que me ajudaram com várias dúvidas dos alunos. Meu muito obrigado vai para principalmente para a Isabel e Pecchio, que me ajudaram muito nessas tarefas.

Kleber Rodrigo de Carvalho

MBA em Arquitetura de Servidores de Grande Porte

Eu terminando minhas disciplinas no curso de MBA em Sistemas Corporativos de Alto Desempenho – Mainframes e Servidores de Grande Porte na FIAP. O curso de MBA (Master of Business Administration) que é o Mestrado em Administração de Empresas é um grau acadêmico ao nível do mestrado destinado a administradores e executivos na área de gestão de empresas. Difere do MBA (Master of Business Administration), que traduzindo também significa mestrado em administração de empresas. Apesar do MBA ter grau de “mestrado” em diversos países, no Brasil ele é enquadrado como “Especialização”, ou seja, uma “Pós-graduação Lato Sensu”. Quem o obtém, portanto, não tem o título de Mestre reconhecido no Brasil.

Mesmo com essa diferença entre o MBA feito fora do Brasil e o MBA feito no Brasil, o foco do curso é “business”, ou seja como o gestor de TI pode usar a Arquitetura de Servidores de Alto Desempenho para impulsionar o seu negócio. O nome do curso é MBA em Sistemas Corporativos de Alto Desempenho – Mainframes e Servidores de Grande Porte, mas gosto de falar Arquitetura de Servidores de Alto Desempenho para resumir do que o curso trata. Também já vi traduções para este curso como a Data Center and Enterprise Systems Management MBA ou como eu mesmo já escrevi High Availability in Enterprise Systems.

O curso é desenvolvido para habilitar o profissional a avaliar – com um enfoque abrangente – a atual infraestrutura tecnológica na qual atua e propor melhorias em seus mais diferentes componentes, sejam de hardware, de software, de comunicação de dados e redes e da infraestrutura de TI em geral, segundo os melhores conceitos de gestão empregados pelas maiores empresas do mercado. Na verdade no curso temos várias disciplinas de arquitetura dos servidores tanto da perspectiva de harware como de software nas 3 principais plataformas.

  • Servidores RISC, com sistemas operacionais UNIX e LINUX;
  • Servidores Intel / x86 / Windows based de alta performance, com sistema operacional Windows/Server;
  • Servidores Mainframes IBM System Z, com sistemas operacionais Z/OS e LINUX.

Através dessas 3 principais plataformas (RISC, x86 e Mainframe), vemos também comunicação de dados e redes e da infraestrutura de TI em geral nessas plataformas.

No site do curso de MBA, tem o conteúdo programático, que se divide em uma carga horária total de 380 horas.

Esse curso me deu uma ótima visão sobre Servidores RISC, com sistemas operacionais UNIX e LINUX, Servidores Intel / x86 / Windows based de alta performance, com sistema operacional Windows/Server e Servidores Mainframes IBM System Z, com sistemas operacionais Z/OS e LINUX, além de abordar soluções de STORAGE armazenamento de alta capacidade nessa 3 plataformas também. Para quem saber mais sobre o conteúdo programático do curso, pode acessar o site do curso ou a tradução que eu fiz do contéudo programático para o inglês.

Já estou usando conceitos aprendido durante o curso no meu dia a dias, e tenho certeza que esse curso ajudou muito no meu crescimento profissional. Fica ai ai dica para quem quer estudar um pouco sobre Arquitetura de Servidores de Grande Porte.

Kleber Rodrigo de Carvalho